top of page

Plano de Marketing

Plano de marketing é um documento utilizado para projetar uma marca como um todo ou o lançamento de um produto específico. Ele pode ser aplicado tanto para iniciativas offline quanto para o marketing digital.

Essa ferramenta de gestão permite contemplar todos os passos para a execução do planejamento de marketing. Desse modo, ele traz: análise do mercado de atuação, definição do público-alvo, desenvolvimento da marca, cronograma de execução e monitoramento de resultados.

Por meio do documento, é possível ter uma visão ampla do negócio e estabelecer ações estratégicas a médio e a longo prazo. É por isso que ele costuma fazer parte de um documento mais abrangente, o plano de negócios.

Image by Jason Goodman
Image by John Schnobrich

Por que fazer um plano de marketing?

 

O planejamento de marketing, quando elaborado e aplicado de forma correta, tende a trazer uma série de benefícios para a saúde do seu negócio.

 

Isso porque, com ele, você poderá ter uma visão mais ampla e analítica a respeito das práticas que fazem, ou não, sentido para a sua empresa.

Dentre a principais facilidades de um plano de marketing, podemos destacar:

  • Traz mais segurança na tomada de decisões;

  • Garante análises mais minuciosas por meio de dados e pesquisas;

  • Permite otimizar investimentos e a evitar desperdícios;

  • Melhora a comunicação interna;

  • Aumenta a integração entre as equipes;

  • Facilita a identificação de oportunidades e riscos;

  • Ajuda a gerar resultados de curto, médio e longo prazo.

bottom of page