Plano de Marketing
Plano de marketing é um documento utilizado para projetar uma marca como um todo ou o lançamento de um produto específico. Ele pode ser aplicado tanto para iniciativas offline quanto para o marketing digital.
​
Essa ferramenta de gestão permite contemplar todos os passos para a execução do planejamento de marketing. Desse modo, ele traz: análise do mercado de atuação, definição do público-alvo, desenvolvimento da marca, cronograma de execução e monitoramento de resultados.
​
Por meio do documento, é possível ter uma visão ampla do negócio e estabelecer ações estratégicas a médio e a longo prazo. É por isso que ele costuma fazer parte de um documento mais abrangente, o plano de negócios.
Por que fazer um plano de marketing?
O planejamento de marketing, quando elaborado e aplicado de forma correta, tende a trazer uma série de benefícios para a saúde do seu negócio.
Isso porque, com ele, você poderá ter uma visão mais ampla e analítica a respeito das práticas que fazem, ou não, sentido para a sua empresa.
​
Dentre a principais facilidades de um plano de marketing, podemos destacar:
-
Traz mais segurança na tomada de decisões;
-
Garante análises mais minuciosas por meio de dados e pesquisas;
-
Permite otimizar investimentos e a evitar desperdícios;
-
Melhora a comunicação interna;
-
Aumenta a integração entre as equipes;
-
Facilita a identificação de oportunidades e riscos;
-
Ajuda a gerar resultados de curto, médio e longo prazo.