Você sabe o que é User Experience?

O que é UX?

User experience relaciona-se à maneira por meio da qual o usuário interage com o “mundo” ao seu redor. Ux, diferente do que muitos pensam, vai muito além de um simples design do produto e seu processo de desenvolvimento, de modo a englobar desde o primeiro contato cliente-produto ou cliente-marca até o último (como por exemplo, o pós compra ou pós consumo).

O termo UX foi criado por Donald Norman enquanto ainda trabalhava na Apple. Segundo ele, quanto mais positiva a experiência do usuário desde o primeiro contato, maior tende a ser a sua satisfação e mais provável a fidelização deste cliente. Em “primeira experiência” também incluímos todas as emoções que envolvem “as primeiras vezes” dos seres humanos, as quais tendem a ser marcantes em nossas memórias. Além disso, segundo Norman, a experiência durante jornada de consumo deve ser intuitiva, suave e prazerosa, além, é claro, de útil para o usuário.


Qual a importância do UX Design?

O UX Design é importante pois ele se coloca no lugar de seu cliente e procura analisar o que melhoraria sua experiência com a marca. Ou seja, alinhar sua marca com os sentimentos de seus consumidores/usuários vai fazer com que seja construído uma relação de confiança e estabilidade entre os dois lados.

Uma boa forma de colocar essa relação em prática é quando algum problema acontece e seu cliente acaba se sentindo "traído" pela empresa que tanto confiava. A partir do momento em que algo ruim acontece, a empresa terá que se reinventar e surpreender seu consumidor, assim, o cliente passará de uma experiência ruim para uma muito boa. Caso a empresa não consiga solucionar o problema, ela deverá se mostrar solícita à dor de seu colaborador, e demonstra que irá trabalhar para desenvolver uma melhor experiência e tentar mantê-lo engajado.

O UX trabalha para que os clientes e consumidores sempre se sintam bem e satisfeitos com as marcas e empresas que interagem, e como consequência, é esperado que esses clientes continuem consumindo e utilizando dos serviços das marcas, além de indicá-las para seus conhecidos


4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo