Biólogos da Unicamp tinham o sonho de abrir um laboratório que produzisse um tipo específico de levedura, um tipo de insumo para a fermentação de cerveja. Todavia esse tipo de levedura era apenas produzida no exterior, e por conta disso, os biólogos tinham um certo receio de começar esse novo negócio pelo medo da não aceitação do produto no mercado, então eles precisavam saber a viabilidade de produção dessas leveduras.

Problema
Ideia + serviço

    Chegamos a conclusão de que era necessário a realização de uma pesquisa de mercado com o intuito de analisar a viabilidade da produção desse tipo de levedura levando em conta a aceitação dele no mercado e sua viabilidade econômica.

Execução

  Durante três meses, foram realizadas, pelos membros, pesquisas qualitativas e quantitativas, para analisarmos a partir de uma amostra significativa de pessoas, que têm contato com esse produto, se o mercado aceitaria esse tipo de insumo produzido no Brasil. Ademais, foram realizadas entrevistas com três diferentes tipos de cervejeiros: mestres, aqueles que fazem cervejas artesanais para venda e pessoas que tem a produção de cerveja artesanal apenas como um hobby para consumo próprio. Essas entrevistas foram realizadas e analisadas com o intuito de entendermos melhor e sabermos a opinião deles em relação a esse novo ingrediente na produção de suas cervejas e descobrirmos a viabilidade do novo negócio dos biólogos.

Resultados

      Os resultados da região de Campinas destoaram  dos resultados obtidos na Grande São Paulo, mas deram o vislumbre de uma nova oportunidade de investimentos para o cliente inicial.A Qualitas realizou todo o processo em um tempo extremamente curto (uma semana) e com extrema eficiência, o que resultou em uma ótima avaliação.

Case
cervejaria
 2019 

     Uma empresa no setor de audiovisual queria entender melhor sobre seus concorrentes e ter um melhor conhecimento de quais setores, lugares com melhores possibilidades de investimento em serviços como os que a empresa oferece.

Problema
Ideia + serviço

     Para solucionar esse problema, a Qualitas sugeriu uma análise de mercado e dos concorrentes para analisar em quais segmentos pode haver um maior número de clientes para tal empresa.

Execução

  Foram mapeados e analisados os concorrentes de diferentes cidades do Brasil assim como foi analisada a indústria de eventos institucionais e o próprio mercado de audiovisual para descobrirmos quais setores mais investem nesse tipo de serviço. Após toda essa análise, a Qualitas buscou elencar as oportunidades e ameaças do mercado e sugerir caminhos para que a empresa possa seguir.

Resultados

   A Qualitas sugeriu uma parceria com o Sebrae, uma maior participação nos eventos com foco na indústria criativa, que possibilita a otimização da capacitação dos funcionários, desenvolvimento de seus negócios, inovação, políticas do mercado audiovisual. Outra sugestão de associar a um grupo de empresas do mesmo ramo onde será possível participar de atividades como workshops, palestras seminários e programas de capacitação. Por último, foi sugerida uma atualização constante do site utilizando ferramentas do google como adwords e analytics e a criação de anúncios.

Case
empresa audiovisual
2017